Itu – Da Vinci Medicina IntegradaÍcone Telefone(011) 2429-8707

Campinas – Vivitá By Originare Ícone Telefone(019) 3203-2759

Miomas uterinos

Os miomas uterinos são tumores uterinos benignos de natureza muscular lisa bem comuns, ocorrendo em cerca de 70% das mulheres até 45 anos de idade. Também conhecido como fibroma ou leiomioma, os sintomas variam dependendo do seu tamanho e de sua localização dentro do útero.

Muitos miomas são pequenos e assintomáticos, enquanto outros podem causar sangramento uterino anormal, dor pélvica, sintomas urinários (quando comprimem a bexiga) e até sintomas intestinais (quando comprimem o intestino). Os miomas podem também aumentar o risco de infertilidade. Durante a gestação, podem causar abortamentos recorrentes, contrações prematuras, ou o posicionamento fetal anormal.

Os miomas podem ser:

  • Intramurais (localizados na parede do útero);
  • Submucosos (crescem para dentro da cavidade do útero);
  • Subserosos (sob a superfície externa do útero);
  • Pedunculados (crescem em um pedúnculo)

O diagnóstico ê facilmente feito através de exames de imagem, como ultrassom transvaginal e ressonância magnética da pelve. Miomas submucosos são melhores vistos através de uma histeroscopia diagnostica.

O tratamento vai ser baseado nos sinais e sintomas de cada paciente. Miomas pequenos e assintomáticos não requerem tratamento especifico, e sim apenas um acompanhamento médico de rotina. E aqui vale lembrar que os miomas muito raramente (cerca de 0,1 a 0,8%) podem sofrer uma transformação maligna, ou seja, se transformar em um tipo de câncer, tecnicamente chamada de degeneração sarcomatosa.

Inicialmente, damos preferência ao tratamento clínico, normalmente através de medicações hormonais. Miomas submucosos estão associados a hemorragias vaginais volumosas e anemia ferropriva, além de poderem causar abortos de repetição, infertilidade e falhas de implantação embrionária, e por isso normalmente tem indicação de serem retirados via histeroscopia cirúrgica.

Miomas muito volumosos podem causar aumento importante do volume uterino e sintomas bastante desconfortáveis, sendo muitas vezes necessário um tratamento cirúrgico, que pode ser desde uma miomectomia (ou seja, a retirada apenas dos miomas), até uma histerectomia (que consiste na retirada do útero). A escolha do tipo de cirurgia vai levar em conta a idade da paciente e sua prole, ou seja, em pacientes jovens que nunca engravidaram e que desejam gestar, a cirurgia mais indicada e a miomectomia. Em relação a via cirúrgica, hoje damos preferência a cirurgia vídeo laparoscópica.

Dra. Mariana
Vasconcelos,
Ginecologia e
Reprodução Humana

Problemas com Infertilidade

Com Você em Dois endereços | Itu e campinas

Imagem Clínica Da Vinci

Ícone EndereçoItu - Da Vinci Medicina Integrada

Avenida Plaza, 6. Sala 512 (5º andar), Jardim Paraíso, Itu-SP.
(011) 2429-8707 | (011) 94779-5010

Imagem Clínica Vivitá

Ícone EndereçoCampinas - Vivitá By Originare

Rua Barbosa da Cunha 875, Jardim Guanabara, Campinas, SP.
(019) 3203-2759